Concreto transparente concreto translúcido
O material desenvolvido pelo húngaro Áron Losonczi tem entre suas características a maleabilidade, a impermeabilidade e resistência.
Segundo a fabricante LiTraCon, o material suporta quatro toneladas por centímetro quadrado. A promessa é de que as chances de rachaduras e infiltrações sejam menores que no concreto tradicional. O material permite a passagem da luz do ambiente externo, deixando à mostra a silhueta de uma pessoa ou objeto
A preocupação ambiental também está presente no conceito do concreto translúcido. Como permite a entrada da luz do sol em áreas comuns das construções, o material ajuda a evitar desperdícios de energia.
Em Estolcomo, na Suécia, o material vem sendo usado em quebra-molas. Dentro de cada um deles foram colocadas leds (lâmpadas com baixo consumo de energia e alta durabilidade), que acendem ao escurecer e servem de alerta para os motoristas.
Arquitetos antenados que constumam pesquisas as novidades
do mercado ainda não conhecem o material e estão ansiosos para conhecer a invenção.
Mas há uma outra opção que será apresentada no evento é o concreto vitrificado, que oferece a durabilidade do concreto com a beleza e a sofisticação do mármore. A linha Artevia pode ser usada como piso, com diferentes tipos de cores e padronagens.
Material composto por blocos de concreto transpassados por fibras ópticas possibilita a passagem de luz entre os ambientes
Os alunos de engenharia civil e arquitetura da Univates (Universidade do Vale do Taquari), em Lajeado (RS), desenvolveram no Laboratório de Tecnologia da Construção da universidade peças de concreto translúcido.
O material, composto por blocos de concreto transpassados por fibras ópticas, possibilita a passagem de luz entre os ambientes. A tecnologia também permite identificar a silhueta de pessoas ou objetos posicionados entre uma fonte de luz e o bloco.
Se produzido em larga escala no Brasil, o material poderia ser usado para compor paredes de vedação arquitetônicas, com a possibilidade de projetar detalhes diferenciados para fachadas, destacando logotipos de empresas e iluminação de ambientes, dispensando o uso de lâmpadas. Segundo Renata Rahmeier, o material pode também ser usado em praças e espaços públicos, permitindo a interação do público com os elementos em concreto. "Eles tornam o ambiente dinâmico", afirma a estudante.
O material Segundo o coordenador Bernardo Tutikian, o custo de um bloco com medidas de 9 x 19 x 29 cm é estimado em cerca de R$ 80. "Para aplicação comercial, incluindo tributos, lucro e outras despesas, o preço para o consumidor final poderia chegar a algo em torno de R$ 200 ", diz. Segundo o professor, já houve conversas preliminares com a indústria para uma possível produção do concreto translúcido, mas ainda não há nada efetivamente definido.
Confira, abaixo, as etapas de produção do concreto translúcido:
Fôrmas com fechamento em acrílico com furos executados a laser com 1 mm de diâmetro, espaçados em 1 cm |
Cerca de 60 m de fibra ótica são utilizados para confeccionar cada bloco de 9 cm x 19 cm x 29 cm |
Para a produção dos blocos, foi empregado concreto autoadensável com agregados de dimensão máxima de 9,5 mm. A solução evitou rompimento das delicadas fibras óticas que transpassavam as fôrmas |
Após concretada, a peça é desformada depois de dois dias para evitar retração inicial e quebra dos cantos mais frágeis. A cura completa, submersa, dura sete dias |
Bloco de concreto pronto. As fibras óticas permitem que a luz atravesse a peça, tornando-a translúcida |
Tags
concreto transparente,concreto translucido,
concreto transparente italiano,
concreto translúcido,
concreto transparente preço,
cimento transparente,
concreto aparente,
concreto translucido,
concreto transparente,
concreto fibra optica,
concreto vitrificado,
concreto estampado,
concreto colorido,
tipos de concreto,
concreto celular,
0 comentários
Postar um comentário