Concreto Translúcido
O concreto translúcido, ou LitraCon, é invenção do arquiteto húngaro Aron Loconczi, que trata de concreto acrescido de fibras óticas. As fibras são misturadas ao concreto, formando uma série de "canais" de vidro, onde se torna possível a passagem de luz. Desta maneira é possível criar esse efeito de translucidez em um objeto até hoje visto unicamente como um objeto sólido e opaco.
Concreto translucido: concreto com fibras ópticas
As paredes podem alcançar até 20 metros de espessura, sem degradação do efeito translúcido. Tal concreto é tão resistente quanto o concreto convencional, mas a impressão geral que se tem é que a grossura e o peso do material utilizado são bem menores do que o normal.
Concreto é um material que é sólido, nos lembra algo pesado, impermeável. Daí a surpresa ao ver este post que fala de um concreto que tem uma certa transparência, onde é possível ver através dele.
Origem e propriedades
A inovação é da empresa Litracon® e até então só estavam disponíveis em forma de protótipo ou de amostras pagas para arquitetos interessados. Mas agora já começam a ser aplicadas em prédios de verdade.
Desenvolvido a partir de uma invenção do arquiteto húngaro Àron Lesonczi, o Transcon - Concreto Translúcido, apresenta a resistência e a solidez do concreto convencional e ainda permite a passagem de luz. Tal propriedade lhe confere o status de produto ecologicamente correto, já que proporciona economia de energia ao transformar o aspecto interior dos edifícios de concreto aproveitando melhor a luz solar, o que contribui para a redução do consumo de energia elétrica, permitindo uma diminuição nas emissões de gases de efeito estufa. Assim, uma parede fabricada com este material tem a mesma solidez e resistência do concreto convencional e, graças às fibras ópticas que são incorporadas, possibilita a visualização de silhuetas situadas no “exterior”.
Composto por 5% de fibras ópticas e 95% de concreto, o material é cerca de 10 vezes mais resistente que o concreto tradicional e suporta cerca de 4 toneladas por centímetro quadrado, segundo a fabricante LiTraCon.
O concreto translúcido também seria mais maleável e impermeável do que o tradicional. Essas características, aliadas à sua resistência, dificultam as chances de rachaduras e infiltrações.
No mercado europeu, o preço inicial do material criado pelo húngaro Áron Losonczi é bastante elevado – em torno de mil euros (aproximadamente R$ 2,4 mil) por metro quadrado. Comparado com o preço do concreto convencional, que é vendido no Brasil, o translúcido importado chega a ser 900% mais caro.
O concreto translúcido no Brasil
Dois centros de pesquisa já conseguiram desenvolver o material no país. Um é o Laboratório de Materiais de Construção da Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral, no Ceará, e o outro é o Laboratório de Tecnologia da Construção da Univates (Universidade do Vale do Taquari), em Lajeado, no Rio Grande do Sul. O objetivo dos pesquisadores brasileiros é conseguir reduzir o custo de fabricação do concreto translúcido, para que ele ganhe mercado.
O valor alto do concreto translúcido se deve ao fato de que ele utiliza fibras ópticas misturadas com concreto autoadensável. São as fibras que garantem luminosidade e transparência ao material. “A opção pelo autoadensável é que ele é uma categoria de concreto que pode ser moldado em fôrmas, preenchendo cada espaço vazio através exclusivamente de seu peso próprio, não necessitando de qualquer tecnologia de compactação ou vibração externa”, explica Bernardo Fonseca Tutikian.
O processo de fabricação do concreto translúcido é relativamente simples. São inseridas fibras ópticas no interior de uma fôrma e então o bloco é concretado. Em seguida, ele passa por um processo de cura e é submerso em água. Na Univates, a fabricação de cada bloco durou cerca de três dias. Na Universidade Estadual Vale do Acaraú o tempo foi de dois dias, em função das temperaturas mais elevadas no Ceará. A diferença do processo brasileiro para o húngaro é que no país europeu ela já está sendo produzido industrialmente.
Aplicações
Se vier a ser fabricado em larga escala no Brasil, o concreto translúcido pode ser utilizado em obras de trânsito e de segurança pública. Em Estolcomo, por exemplo, o material já foi aplicado em quebra-molas. Dentro de cada bloco de concreto translúcido foram colocadas leds (lâmpadas com baixo consumo de energia e alta durabilidade), que acendem ao escurecer e servem de alerta para os motoristas.
Em Canoas, no Rio Grande do Sul, onde está em construção um presídio modelo, está em estudo a construção de uma cela experimental com concreto translúcido. “A ideia é conseguir iluminar as celas dos presos, sem usar interruptor, pois o preso quebra as lâmpadas e as utiliza como arma. É uma forma de iluminar a cela sem a possibilidade de o preso quebrar o material”, afirma TutikiaO que se espera é que o material revolucione o modo de construir, aproveitando melhor a luz natural em uma edificação evitando desperdícios.
Tags:
concreto transparente,
concreto translucido,
concreto transparente italiano,
concreto transparente brasil,
concreto transparente rio de janeiro,
concreto transparente rj,
concreto transparente sp,
concreto translúcido,
concreto transparente preço,
cimento transparente,
concreto aparente,
concreto translucido,
concreto transparente,
LitraCon,
litra con,
concreto fibra optica,
concreto vitrificado,
concreto estampado,
concreto colorido,
tipos de concreto,
concreto celular,
0 comentários
Postar um comentário